terça-feira, 3 de novembro de 2015

Faça seu próprio expositor - Miniaturas DC-Eaglemoss

Salve salve engenhosos leitores,

Seguindo a linha do faça-você-mesmo, hoje daremos espaço pra mais um leitor que gentilmente se propôs a nos mostrar o passo a passo do expositor que ele criou pra abrigar as miniaturas da coleção DC-Eaglemoss.

Nós já abordamos esse assunto por aqui em duas oportunidades. Clique nos links abaixo e reveja outros posts similares.
Faça sua própria plataforma!

Faça seu próprio expositor - Parte 1

Com a intenção de sempre ajudar os colecionadores com ideias e soluções, o blog Miniaturas do Lopes mostra mais um tutorial de como fazer uma plataforma bem legal.

Dessa vez, o colaborador foi o camarada Jonas Sanches que mostra nas linhas abaixo, como produziu a dele.
Expositor para miniaturas da coleção DC

Materiais

· Placa de isopor (4 ou 5cm)

· Papel paraná

· Placa de papel pluma* (pode ser substituída por bandejinhas de frios que encontramos em mercados)
*a placa de papel pluma trata-se desse tipo de isopor forrado dos dois lados com papel cartão, em alguns ligares é conhecido como papel sanduiche

· Cola branca

· Tinta acrílica preta (ou outra cor desejada)

· Fita crepe

· Estilete

Obs: o expositor que criei contem espaços para 20 miniaturas, fiz nessa capacidade, pois não pegarei todas as peças da coleção. Façam com os espaços que vcs gostariam de acomodar de acordo com a sua coleção.


Procedimentos

Criei um pequeno croqui a lápis do expositor para ter uma ideia de como ficaria pronto.
A placa de papel pluma serviu de base para as miniaturas, tirei as medidas aproximadas das miniaturas e deixei uns 2cm de folga de cada lado, criando assim vários quadrados de aproximadamente 6cm.
A seguir, usei a própria base das miniaturas para marcar esses quadrados, e cortei as aberturas com ajuda do estilete, assim as miniaturas ficam encaixadas nas bases e não correm riscos de cair da base com facilidade.
Tirei as medidas que eu gostaria para as alturas e como eu ia intercalar cada base (fica a critério de cada um essas dimensões).

Fiz todas as laterais e as divisórias internas com o papel paraná, cortando com o estilete (lembrando que esse papel é bem difícil de cortar, precisando passar varias vezes o estilete).
Cortem a placa de isopor nas mesmas medidas das bases (6cm) e colem cada base de papel pluma em cima de cada pedaço de isopor.

Em seguida, é só ir colando esses pedaços quadrados um no outro e em seguida nas laterais de papel paraná.
Para pintar, proteja com a fita crepe todas as bases onde ficarão as miniaturas, e pinte de preto (cor desejada) as demais partes do expositor, retire as fitas e se preferirem pintem de branco as partes que estavam protegidas.
Eu decorei a lateral do expositor com a logo da DC, peguei a imagem na internet, forrei essa imagem como papel contact transparente e passei fita dupla face atrás, e colei nas duas laterais do expositor.
Agradeço ao Jonas por compartilhar conosco seu projeto para acomodar legal a sua coleção. Tenho certeza que vai ser útil para muita gente, já que a ideia pode ser adaptada pra qualquer espaço e pra qualquer número de miniaturas.

É sempre bom contar com a ajuda dos leitores pra que cada vez mais possamos compartilhar as coisas sobre a terapia chamada colecionismo.

Por hoje é só!

Obrigado pela visita.

5 comentários:

  1. Que legal. Muito show, continue postando idéias de expositor, tô com muita vontade de fazer um pra mim mas sou leigo rsrd

    ResponderExcluir
  2. Muito bom seu projeto x gostei muito, só n entendi muito bem como fazer, poderia fazer um vídeo explicando, mais desde já parabéns.

    ResponderExcluir
  3. BOA TARDE. MUITO BEM FEITO. MAS ESSA BASE GRANDE FEITA EM DEGRAUS VOCÊ FEZ COMO E QUAL O MATERIAL?

    ResponderExcluir